É preciso dar atenção às regiões em que ocorre maior concentração de gorduras e umidade, como banheiro e cozinha.

Além de deixar a cozinha, o banheiro, entre outros ambientes da casa com uma boa aparência, a limpeza de rejuntes é essencial para evitar o acúmulo de fungos e germes, sendo assim, uma questão de higiene e também de cuidado com a saúde.

A maioria das pessoas sabe, porém, que nem sempre é fácil manter o rejunte limpo, com “cara de novo”. Ainda mais quando ele é de cor clara, como branco e cinza, por exemplo, pode manchar com facilidade e fazer com que o cômodo pareça sujo (ainda que não esteja).

Na cozinha, por exemplo, os azulejos e os rejuntes sofrem com a gordura que sai durante a preparação dos alimentos (ainda mais quando estes são fritos); no banheiro, sofrem com a própria gordura da pele e de produtos de uso cosmético.

Porém, algumas medidas podem ser tomadas para evitar manchas, bolor e gordura no rejunte. Primeiramente, Alexander Gonçalves, engenheiro químico e Coordenador de Engenharia da Ceramfix Argamassas e Rejuntes, recomenda aplicar sempre rejuntes que possuam ação antifungo e antimofo em sua composição. “Na aplicação é importante verificar antes se existe alguma concentração de umidade na área onde será aplicada”, diz.

Além disso, de acordo com Dario Holetz Junior, Assistente Técnico da Ceramfix, é importante limpar periodicamente regiões onde possa ter uma possível concentração de gorduras, como por exemplo banheiros, cozinhas e áreas externas e piscinas.

Juliana Bellini, diretora de operações da Clear Clean, explica que para evitar manchas, acúmulo de gordura e bolor, é preciso manter o local arejado e tomar cuidado com alguns produtos: “principalmente na cozinha e no banheiro, como com óleo corporal, com os resíduos de sabonete, xampu e condicionador, que podem danificar e alterar a cor do rejunte. Quando cair algum resíduo no rejunte, recomenda-se limpar na mesma hora, principalmente gordura”, destaca.

Como limpar o rejunte da cerâmica

Se o seu piso é de cerâmica, a limpeza do rejunte segue um método mais simples. Confira as orientações passada por Juliana:

  1. Borrifar o produto específico ou solução caseira para este tipo de superfície no local;
  2. Deixar o produto agir por alguns minutos;
  3. Usar uma escova específica que alcance o rejunte, pois esponjas e vassouras não alcançam a superfície. Utilize uma escova pequena, de punho, e com cerdas duras;
  4. Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

Fonte: Dicas de Mulher