Manchas sempre trazem dor de cabeça, seja no estofado, no tapete, na roupa ou nos móveis. Quando elas surgem no piso então, a preocupação em removê-la é ainda maior, pois o revestimento é a porta de entrada da casa, ele que dá charme e personalização aos ambientes.
Segundo os especialistas,
o primeiro procedimento que deve ser tomado na remoção de manchas em pisos de cerâmica é efetuar a limpeza rapidamente assim que o acidente acontecer. Desta forma, você consegue evitar que o agente que causa a mancha impregne no piso.
Limpeza diária do piso de cerâmica
Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso, você pode aplicar um produto para cerâmicas sobre o piso limpo. Este material auxilia na limpeza do dia a dia e na remoção de possíveis manchas.
Para a limpeza diária você pode utilizar produtos de limpeza geral, lembrando-se de retirar todos os resíduos da superfície evitando a impregnação.
Procure ler os rótulos dos materiais de limpeza.
Não aplique nenhum produto que contenha ácido muriático na sua composição, pois, este elemento danifica a superfície de cerâmica e o rejunte.
Veja a seguir alguns truques para remover manchas.
Tipos de manchas no piso de cerâmica
- Tinta
Para eliminar manchas de tintas é necessário avaliar o tipo de material utilizado em sua composição. Nas tintas solúveis e a base de água você deve aplicar uma solução de água com detergente neutro
(1 colher pequena de detergente para cada 1 litro de água), esfregando a mancha com a ajuda de uma escova de nylon.
Já as tintas a óleo precisam ser removidas com solvente, após a lavagem do piso.
- Caneta esferográfica
Para eliminar estas manchas basta esfregar com esponja e água quente.
- Cimento, argamassa e rejunte
Para remover estes resíduos é preciso limpar o piso com detergente alcalino. Este produto, deve ser diluído na proporção de
1 tampa de detergente para cada 10 tampas de água (1 X 10).
Essas medidas de proporção devem ser feitas com a tampa da própria embalagem. Quanto mais diluído o material menos produto haverá na solução.
No entanto, para a manutenção do revestimento pode-se aplicar o mesmo produto na proporção de 1 X 20 ou 1 X 30.
- Café, chá e sucos
Neste caso, deve-se aplicar uma solução de detergente neutro misturado com água quente (1 colher pequena de detergente para cada 1 litro de água). Se a mancha persistir, os especialistas indicam o uso do cloro líquido colocado diretamente no piso.
- Riscos causados por produtos metálicos (móveis e ferramentas)
Estes danos podem ser facilmente removidos com a aplicação de acetona ou vinagre branco diluídos em água. O produto escolhido, deve ser diluído na proporção de 1 tampa da acetona/vinagre para cada 1 litro de água.
- Cola de Madeira
Tente remover o resíduo com água quente ou solvente para cola. Se a mancha persistir, aplique água raz no revestimento e deixe de molho por até 10 minutos. Em seguida, enxague e seque o piso.
- Azeite
Para retirar esta gordura é necessário fazer uma solução de 1 tampa de álcool etílico para 1 litro de água e aplicar sobre a mancha com a ajuda de um pano úmido.
- Cerveja e vinho
Para estas manchas basta aplicar detergente alcalino no piso. Este detergente pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos de limpeza.
- Graxa
Este resíduo pode ser removido com a aplicação do bicarbonato de sódio diluído em água: 1 colher de bicarbonato para cada 1 litro de água.
- Maquiagem
Para eliminar estes resíduos esfregue com esponja e água quente.
- Batom
Aplique cloro líquido sobre a mancha.
- Lápis de cor
Tente utilizar borracha para apagar os riscos. Se a mancha persistir aplique cloro líquido sobre a mancha.
- Sangue
Essas manchas podem ser eliminadas com a aplicação do bicarbonato de sódio diluído em água. Para fazer esta solução misture 1 colher de bicarbonato para cada 1 litro de água.
- Alcatrão ou betume (asfalto)
Estes danos podem ser facilmente removidos com a aplicação de solvente ou vinagre branco diluído em água, na proporção de 1X10, ou seja, uma tampa do produto para cada 10 tampas de água.
Obs: Para evitar qualquer dano no piso de cerâmica procure fazer um teste com a solução em uma pequena região da mancha. Caso ocorra algum acidente, o prejuízo irá acontecer em um pequeno local e não na placa inteira.
Fonte: BBEL